Tudo sobre Barreirinhas – Maranhão
Uma das cidades base para conhecer os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a mais estruturada da região.
Infraestrutura
Situada às margens do Rio Preguiças, Barreirinhas tem aeroporto com voos comerciais e privados, hospital, supermercado e lojas diversas. A Beira Rio é o principal ponto de encontro, com restaurantes, lanchonetes e bares. A cidade conta com hotéis, pousadas e casas com aluguel para temporada atendendo diferentes estilos de viajantes. A locomoção pode ser feita por táxis e mototaxis e os contatos são informados pelas hospedagens. O artesanato com a fibra de buriti é abundante na cidade. Não deixe de conhecer as lojas de artesanato!
Passeios
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica há aproximadamente 50 minutos do centro da cidade. O percurso até as lagoas conta com travessia de balsa e trilha em areia fofa com vegetação fechada. A aventura já começa no trajeto, visto que a região integra 3 biomas: caatinga, cerrado e amazônia. Uma das principais características da visitação ao Parque Nacional através de Barreirinhas é a altura das dunas. Aqui elas são muito altas, é impressionante! Os veículos não chegam próximo as lagoas, sendo necessário fazer uma curta caminhada a pé.
A cidade tem a maior diversidade de passeios da região, contando com balneários, praias e os Pequenos Lençóis Maranhenses, com roteiros incríveis. Passeios de caiaque, barcos de pesca, observação de pássaros, trilhas com quadricilos e a pé são algumas opções. Recomendo demais tirar um tempo para curtir o Rio Preguiças, que tem um banho revigorante.
É possível conhecer os balneários por conta própria. Eles são mais frequentados pela comunidade local, tendo pouco incentivo turístico.
Povoados
Vassouras, Mandacaru, Bar da Hora, Atins e Santo Inácio são os principais povoados da cidade. Eles tem como principal atrativo a plena conexão com a natureza e comunidade local, sendo o foco o Turismo de Base Comunitária. É através da navegação pelo Rio Preguiças ou trilhas com carro 4×4 por meio das dunas que temos acesso aos povoados.
Vassouras é conhecida pela grande quantidade de macacos-prego e é um ponto de parada no Circuito Rio Preguiças. O local conta com restaurante e lojas de artesanato onde podemos relaxar.
Mandacaru tem como principal atração o Farol Preguiças, que oferece uma vista panorâmica espetacular da região e é um ponto de parada no Circuito Rio Preguiças. O local conta com restaurantes, bares, lojas de artesanato e hospedagem. Tudo bem simples e acolhedor.
Bar da Hora fica entre Mandacaru e Atins, sendo um local perfeito para quem busca se conectar integralmente a natureza e cultura local. A experiência de andar pelas ruas da comunidade, conhecer os moradores e belezas naturais é incrível. O local conta com restaurantes, bares, lojas de artesanato e hospedagem. Tudo bem simples e acolhedor, assim como em Mandacaru e Vassouras. Aqui nesse site você tem informações sobre esse lugar incrível!
Atins é um dos pontos base para conhecer os Lençóis Maranhenses e vem tendo grande visibilidade nos últimos anos. Aqui nesse post você tem mais informações sobre esse paraíso.
Santo Inácio fica ao lado de Atins, sendo um local mais intimista. Aqui é para quem quer aproveitar a badalação de Atins mas não abre mão da plena conexão com a natureza.
Como chegar
Barreirinhas fica a 258km de São Luís e a 100km de Santo Amaro. É possível chegar a cidade de avião, ônibus, van ou carro passeio. O trajeto terrestre é pela BR-402 e dura em média 4h. De ônibus os valores saindo de São Luís são a partir de R$60 e de van fica a partir de R$70. O trajeto de avião saindo de São Luís tem duração de 40 min, sendo os valores variáveis.
Normas de visitação dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é administrado pelo ICMBio e para preservação do ambiente e segurança dos visitantes é necessário seguir as normas de visitação, que podem ser conferidas na integra aqui. Aqui estão algumas: não é permitido entrar nos Lençóis Maranhenses com veículos particulares; o consumo de bebidas alcooólicas é proibido; aqui não é local para acender fogueiras ou churrasqueiras; cachorro, gato e outros animais domésticos não podem fazer os passeios.