Quilombo Itamatatiua – Alcântara
O Quilombo de Itamatatiua originou-se da antiga fazenda de propriedade da Ordem Carmelita dedicada a Santa Thereza, no século XVII cujos seu primeiros habitantes eram por volta de 140 escravizados. A comunidade é composta por aproximadamente 250 famílias, que fazem do artesanato sua principal fonte de renda.
Conhecer o preparo das peças de cerâmica no Quilombo de Itamatatiua tem como foco o turismo de base comunitária. Ali podemos ver as mulheres incríveis por trás das belíssimas peças em cerâmica, aprendendo com a história desse povo. O Centro de Produção de Cerâmica foi erguido há aproximadamente 30 anos. Local onde podemos ver o material utilizado, forno e profissionais envolvidos que passam o conhecimento de geração a geração, para não deixar a tradição se perder. Ao lado há a loja, onde os visitantes podem adquirir os vários itens produzidos lá.
Um dos principais usos dos potes e vasos de cerâmica era o transporte de água. A situação mudou com a adoção de poços artesianos e a chegada dos baldes de plástico. A venda dos produtos de cerâmica caiu bastante, sendo a solução encontrada a produção de peças decorativas. São pratos, xícaras, cumbucas, estátuas e chaveiros alguns dos itens disponíveis na loja.
Localização: Alcântara. O quilombo fica a 60km do centro da cidade, próximo ao Cujupe.
Valor médio do passeio: R$40 por pessoa. O passeio inclui o Quilombo de Itamatatiua, a Praia de Mamuna e a Praia de Baracatatiua.
Indico fazerem o passeio com o guia Danilo da Pousada Bela Vista. Contato: (098) 98496-8333 e (098) 99143-2503.