Praia do Pucal – Raposa
União de trilha e praia deserta, a Praia do Pucal é uma das poucas que foge a regra, sendo muito melhor na maré seca. A trilha que da acesso ao local é numa área de manguezal mais aberta. Com a maré cheia a lama fica mais escorregadia. Outro motivo é que para chegar no mar é necessário atravessar um riacho. A água tem bastante correnteza e na maré cheia fica com grande profundidade, inviabilizando travessia a nado, pois há troncos embaixo d’água que não conseguimos ver. Lá não há canoas para realizar a travessia. Diante disso, programem-se de acordo com a tábua de maré.
Em poucas horas o cenário muda completamente. O canal enche, as ondas ficam mais fortes e a faixa de areia some. O local é conhecido pela prática de acampamentos, que devem ser feitos em locais estratégicos devido ao avanço da maré.
Localização: Raposa. O acesso é pelo restaurante Aventura Rural, por uma porta de madeira do lado direto. Confiram aqui a localização no Google Maps. Caso o carro seja traçado, pode-se seguir até o vilarejo próximo a praia, por uma trilha que inicialmente é de areia fofa. Caso o carro seja baixo, deve-se estacionar no restaurante e seguir por uma curta caminhada a pé até o vilarejo. Após chegar ao vilarejo, deve-se virar a direita, seguindo por entre o mangue, para então olhar o mar.
Local deserto durante os dias de semana. Desbrave com um grupo a partir de 5 pessoas.
A orla da praia não possui lixeiras. Então recolham o lixo que produzirem e os que por ventura encontrarem no local.
Não há abrigo para o sol. Não há estrutura de banheiros e restaurantes. Levem tudo que forem consumir.