Praia da Moça – São José de Ribamar
Faixa de areia clara com incontáveis conchas e vegetação de mangue, a Praia da Moça é um ambiente agradabilíssimo.
A praia tem um visual lindo! Sua orla tem algumas casas de veraneio e bares, que a população frequenta aos finais de semana. Não chegamos a entrar nos bares, mas acreditamos que o cardápio seja semelhante aos disponíveis tradicionalmente.
A Praia da Moça conta também com duas trilhas em suas extremidades, árvores e musgos. Para chegar nas árvores e musgos deve-se ir na maré bem seca. É importante também, como em toda região de mangue, ter cuidado onde se pisa para não afundar muito na lama.
A faixa de areia é repleta de conchas. No entanto, coletar conchas não é legal. As conchas contribuem para o equilíbrio marinho, dentre outras funções.
Localização: São José de Ribamar. O trajeto tem início no km 0, na rotatória do Tirirical e segue atravessando a zona rural da ilha, passando pelos bairros Santa Bárbara, Vila Vitória e Bom Jardim. Logo após, chega-se ao povoado de Juçatuba e de lá até a praia são aproximadamente 20 minutos em estrada de terra batida. Recomenda-se que o percurso seja feito com o auxílio do GPS, devido a grande quantidade de bifurcações. Confiram aqui a localização no Google Maps. O trajeto pode ser feito de carro baixo. O estacionamento é na Estrada de Unicamping, sendo o restante do trajeto feito a pé, através de trilha. Para quem necessita de transporte público há o ônibus Juçatuba A-678, no terminal do São Cristovão. O coletivo chega até o povoado, que fica a aproximadamente 7km da praia. Lá há vans que fazem o restante do trajeto, mas não possuo informações de horário de saída e valores.
A orla da praia não possui lixeiras. Então recolham o lixo que produzirem e os que por ventura encontrarem no local.
Local deserto durante os dias de semana. Desbrave com um grupo a partir de 5 pessoas.
Há abrigo para sol.
Há banheiros e bares.