REGIÃO METROPOLITANA

O que fazer em São José de Ribamar, Maranhão

Com uma história que entrelaça a devoção religiosa com as belezas naturais, São José de Ribamar fica na região da Grande Ilha de São Luís e é uma cidade que encanta a todos. São 40km de distancia do centro de São Luís, sendo o acesso principal pela MA-201, que tem início no bairro do Anil.

Religiosidade

O nome da cidade remonta a uma lenda, na qual São José chegou às suas terras por meio das águas, trazido por um capitão português salvo de um naufrágio graças à sua fé. Esse local abriga um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste, reverenciando São José como padroeiro do Maranhão.

A devoção a São José de Ribamar atrai fiéis ao santuário durante todo o ano e principalmente na festa do padroeiro, realizada por dez dias em setembro. Esse período é marcado por missas, romarias e eventos culturais. Durante os domingos a gente vê filas de carros com fiéis buscando bênçãos para seus veículos recém comprados no tradicional batismo de carros.

Centro da cidade

É possível conhecer grande parte do centro da cidade a pé identificando os locais. O Complexo Santuário é composto pela Igreja Matriz de São José de Ribamar, Centro Pastoral, Salão Paroquial, Casa dos Milagres, Praça São José, Concha Acústica, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Monumento a São José e Museu dos ex-votos. Mais a frente temos as Lojas de Artesanato, Cais e Praia de Banho.

O Lava-Pratos é um dos carnavais fora de época mais antigos do país, agitando a cidade após a folia tradicional de São Luís, reunindo mais de 100 mil pessoas todos os anos e encerrando a temporada carnavalesca. A cidade toda se prepara para esse dia, é massa!

Praias

Tendo o centro da cidade como ponto de encontro, podemos seguir para as praias paradisíacas que fazem parte de São José de Ribamar. Araçacy, Meio e Panaquatira são as mais frequentadas, tendo boa infraestrutura para os visitantes. Destaco também a Praia do Caúra, com lindas falésias e acesso por travessia de barco, proporcionando um contato íntimo com a natureza.

Além das citadas anteriormente, temos muito mais! Todas as praias estão disponíveis clicando aqui!

Gastronomia e hospedagem

Comer um peixe fresco é indispensável em uma visita a cidade. No centro temos restaurantes especializados em frutos do mar. Indico o Restaurante Mediterrâneo, que fica em frente a Praia de Banho e o Restaurante Mar e Sol, localizado próximo a igreja e com uma vista panorâmica da praia. Ambos tem estrutura de hospedagem, que até então não chegamos a conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *