SÃO LUÍS

Museu Histórico e Artístico do Maranhão – São Luís

Num imponente casarão do século 19 funciona desde 1960 o Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Idealizado por Josué Montello, o local foi inspirado no Museu Histórico Nacional, do RJ. Na época, São Luís não possuía nenhum museu.

Azulejos, sino e um belo poço encontram-se no primeiro piso. Vários ambientes e vivências! Com um importante acervo que inclui mobiliário, louças, porcelanas, vidros, cristais, pinturas, esculturas e azulejarias de época o local é um tesouro da cidade!

Um jardim belíssimo faz parte do museu! Com várias esculturas, o local é cheio de detalhes! Três deuses romanos que ficavam na antiga Fábrica de Fiação do Rio Anil compõe a ornamentação do local. As figuras representam Minerva, deusa da sabedoria e da inteligência, que dava inspiração aos trabalhadores, Ceres, deusa da agricultura, que proporcionava fartura no campo para a produção de algodão e Mercúrio, deus do comércio, para a realização de bons negócios e expansão das atividades comerciais de importação e exportação.

Construído em 1836, o Solar Gomes de Sousa é um casarão importante da arquitetura maranhense do século 19. O local era propriedade dessa família, que foi uma grande representante da elite maranhense da época. Posteriormente serviu como residência outras importantes famílias do estado, cujas pinturas são expostas logo ao subirmos a escada principal do museu.

O solar Barão de Grajaú, onde funcionou o Museu de Arte Sacra, também pode ser visitado durante o passeio, pois é anexo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Séculos atrás foi residência da Baronesa de Grajaú, que protagonizou um crime horrendo a uma criança escravizada. História essa citada em alguns livros escritos na época.

Localização: r. do Sol, 302, Centro.

Valor: R$5. A visitação é exclusivamente guiada, não sendo permitida a entrada no andar de cima desacompanhado dos guias nem tirar fotos das áreas de exposição.

Horário de funcionamento: terça à sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos das 9h às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *