Lagoa Grande – Presidente Juscelino
12ha de águas cristalinas e super limpas. Um deleite para quem gosta de nadar e desbravar a vida aquática. Uma formação natural, abastecida por lençol freático, a Lagoa Grande é muito conhecida pelos moradores de Presidente Juscelino e Axixá. Mesmo sendo bem conhecida pela população local, a Lagoa Grande não é tão frequentada devido ao acesso.
O fundo da lagoa é de areia, mas no meio tem bastante vegetação. Isso faz com que na margem a água seja num tom azul esverdeado e no meio um azul bem forte. Mas em ambas as partes a água é totalmente cristalina.
Com várias áreas cobertas, o local é perfeito para acampamentos.
Localização: acesso através do povoado Sumauma, em Presidente Juscelino. O percurso conta com trecho de carro, caminhada longa e travessia de riacho. Por volta de 1h de trilha. Chegando à Praça de Presidente Juscelino, deve-se virar a direita, na rua do ponto de táxi. Seguindo reto passa-se pelo ginásio e por uma escola. Mais a frente, num muro azul, deve-se virar a esquerda, depois a primeira à direita. Passando por cima de uma ponte de madeira, deve-se virar a primeira à esquerda, onde mais a frente encontra-se um barzinho com um sinuca. Esse é o povoado Sumauma, onde deve-se deixar o carro e seguir por uma caminhada a pé, de aproximadamente uma hora. Na trilha de início anda-se pela mata, que é não muito fechada, até chegar em um descampado que tem um morro no lado direito de quem tá indo e um coqueiro do lado esquerdo. Seguindo em frente há uma leve descida que entra em uma mata fechada. Aí chega-se no primeiro ponto de referência, e metade do caminho: o riacho. Após atravessar o riacho deve-se seguir o caminho, que conforme é percorrido a mata vai ficando um pouco mais aberta. Há algumas veredas e, mais na frente, uma bifurcação, onde tem-se que virar a esquerda. Seguindo o caminho, passa-se pelo segundo ponto de referência: a cerca. Continua-se seguindo em frente e a esquerda. Há uma ladeira suave, onde a direita encontra-se plantas semelhantes a um campo de trigo. Mais a frente chega-se no ponto importante (a exceção): três caminhos se encontram formando um triângulo no chão. Esse é o único lugar que, na ida, vira-se a direita. Seguindo pela direita a mata vai começar a fechar de novo, onde chega-se na próxima referência: o lago pequeno. Após ele entra-se na mata fechada e mais a frente há novamente um descampado. Tem muitos caminhos e veredas, mas todos sempre vão pra mesma direção e sempre se encontram. Vai descendo e subindo ladeira até entrar em uma mata fechada e o caminho começa a fazer a curva. Quando sair da mata, mais a frente encontra-se a Lagoa Grande! Sempre, na ida, é virando para a esquerda. Com exceção de um ponto que se assemelha a um triangulo que inclusive marquei com uma sacola para não ter risco de me perder. Confiram aqui a localização no Google Maps.
A lagoa não possui lixeiras. Então recolham o lixo que produzirem e os que por ventura encontrarem no local.
Entrada gratuita.
Local deserto. Desbrave com um grupo a partir de 5 pessoas.