LAGOASLENÇÓIS MARANHENSESPICOS IMPERDÍVEIS

Lagoa do Cassó – Primeira Cruz

Areia clara, 5km de extensão e profundidade por volta dos 25m, a Lagoa do Cassó é a escolha ideal para momentos de calmaria. Conhecida como Pérola dos Lençóis Maranhenses, a lagoa tem águas cristalinas num verde escuro, bem diferente do habitual.

O nome curioso é devido a um sapo muito comum na região chamado cassoti. Quem tem medo do bicho se preparem, pois é comum vê-lo a noite nas margens da lagoa.

O povoado é habitadao por aproximadamente 150 famílias e possui ao seu redor 10 pousadas e alguns restaurantes. O acesso pode ser feito por eles ou por trilhas que levam a beira da lagoa. É um ambiente bem calmo, para curtir a natureza. Alguns locais aceitam que os hóspedes levem comida, no entanto há outros que permitem apenas consumo do que é oferecido lá. As hospedagens são tanto em pousadas mais simples quanto em chalés e casas de temporada, havendo também possibilidade de acampamento.

Localização: povoado de Primeira Cruz, a 217km de São Luís. Pode-se ir pelo povoado Sangue ou pelo povoado Algodão, trajeto por estrada de terra que dura aproximadamente 90min. Pelo povoado Sangue deve-se seguir reto por 600m de asfalto e em seguir virar à direita, por uma trilha de areia de 20km até o povoado de Cassó. Indo pelo povoado de Algodão (que fica a 6km antes do povoado Sangue) deve-se entrar após uma escola pública que fica as margens da MA-402 e seguir por 2km e entrar à direita até o povoado de Aparecida. Deve-se seguir até a segunda ponte, e depois entrar à direita, seguindo por uma trilha larga de areia, até cruzar a terceira rede elétrica à esquerda, seguindo até o povoado do Cassó. O trajeto pode ser feito de carro baixo durante o verão. No período chuvoso não é indicado, visto as condições da estrada. Sendo assim necessário contratar um veículo 4×4 em um dos povoados.

Valor médio do translado de 4×4: R$80 por pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *