LAGOASREGIÃO METROPOLITANA

Lagoa Azul – Rosário

As pedras brancas, o azul da água e o verde da vegetação compõem as cores que tornam esse lugar tão especial. A lagoa é em grande parte muito profunda e temperatura morna. São poucas as áreas rasas, necessitando de atenção redobrada para quem não sabe nadar.

O local não conta com estrutura, mas possibilita a prática de stand up paddle, wakeboard, caiaque, apneia, trilhas… São muitas opções para quem gosta de aventura!

Por todo lado há pedras. Tanto para descer pra lagoa, quanto em toda a sua extensão. É necessário ter muito cuidado para não se cortar nem escorregar, pois algumas pedras são soltas. Devido à transparência da água é possível vê-las embaixo d’água.

A principal descida, que é o local que temos contato inicialmente, é onde a grande maioria dos visitantes se instala. Seguindo a estrada a esquerda da para termos uma visão diferente do local, com as pedras bem grandes.

Localização: na MA-402 após a ponte sobre o Rio Itapecuru há três placas que indicam a Pedreira São Luís, à esquerda, no Povoado de Itamirim de Baixo. A estrada até a pedreira é de terra, fácil, porém com bifurcações. Primeira bifurcação: vira-se à direita; Segunda bifurcação: vira-se à esquerda; Terceira bifurcação: vira-se à esquerda; Encruzilhada: entra-se na rua da igreja Assembleia de Deus. Confiram aqui a localização no Google Maps. O acesso de carro até a beira da Lagoa Azul está comprometido, pois colocaram grandes pedras próximo a guarita – que é abandonada. No entanto, da para estacionar próximo a guarita e seguir a pé. Por volta de 30min de caminhada. A Pedreira São Luís conta com dois lagos. Inicialmente, encontra-se um com água mais escura. A lagoa azul é mais a frente!

Na lagoa não há lixeiras. Então recolham o lixo que produzirem e os que por ventura encontrarem.

Não há abrigo para o sol. Não há estrutura de banheiros e restaurantes. Levem tudo que forem consumir.

Local deserto. Desbrave com um grupo a partir de 5 pessoas.

4 comentários sobre “Lagoa Azul – Rosário

  • Fui hoje e uma moradora disse que estava interditada por conta das pedras. Que pena! Não sabia dessa informação!

    Resposta
  • eu fui la conhecer por influencia sua, amei o lugar, recentemente soube que não pode mais fazer turismo por lá, não sei se é verdade.. beijos!

    Resposta
    • Que maravilha! Ficamos super felizes em saber disso!
      Ainda é possível sim fazer passeios no local. Caso haja barreiras de pedras deve-se estacionar o carro e seguir pela trilha a pé.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *