Ilha dos Lençóis – Cururupu
As terras maranhenses são repletas de magias e encantos. E é aqui no Maranhão que fica a Ilha dos Lençóis, um lugar repleto de lendas e muitas belezas.
A ilha é cercada de praias desertas, sendo constituída em grande parte por dunas. Suas ruas são de areia fofa e os imóveis em madeira. O local conta com duas pousadas, poucos restaurantes e o acesso a internet é apenas no alto da duna.
Por aqui vivem aproximadamente 500 pessoas, dentre esses muitos albinos. Inclusive a ilha é conhecida por já ter tido uma das maiores taxas de albinismo do mundo. Isso porque anos atrás houveram muitos casamentos consanguíneos. Devido a areia clara e sol pleno durante todo o dia, é indispensável o uso de protetor solar. O sol forte representa perigo para os moradores daqui, principalmente albinos, que priorizam sair de casa depois que o sol se põe.
A ilha dos lençóis é encantada. Maranhense raiz com certeza ja ouviu falar da lenda de São Sebastião! Dom Sebastião foi o rei português que em 1578 desapareceu na batalha de Alcácer Quibir. Como o seu corpo jamais foi encontrado, muitas lendas foram criadas pelos crédulos e otimistas. Todas alimentando o sonho de que um dia ele retornaria à sua terra para libertá-la do domínio espanhol, restaurando dessa forma o império português. Uma dessas histórias conta que ele costuma aparecer nas noites de lua cheia na Ilha dos Lençóis. Diz a lenda que o rei sempre se deixa ver na forma de um touro encantado, aguardando esperançoso que algum corajoso finalmente apareça e o liberte da maldição que o colocou nessa situação. E também que ele mora em um palácio de cristal que se ergue no fundo do mar, próximo a ilha, mas não consegue sair de lá porque seu navio não encontra a rota correta que o leve de volta a Portugal. A mesma versão garante ainda que a Ilha dos Lençóis é encantada e que se tornou morada do rei português porque os montes de areia nela se assemelham aos existentes no campo de Alcácer Quibir. O touro negro que esconde a figura do rei tem uma estrela de ouro na testa e segundo a lenda se alguém conseguir atingi-la o reino será desencantado, a cidade de São Luís irá submergir e em seu lugar surgirá a cidade encantada que guarda os tesouros do rei. Fonte: Instituto C&A.
Conheci o local fazendo o trajeto de barco, com saída de São Luís. Foram 12h de viagem em mar aberto e muita emoção. Fui através de um evento organizado pela Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão e durante a viagem pude ver muitos ranchos de pescadores, grande diversidade de pássaros e o mar bem movimentado. Experiência inesquecível! A comunidade é receptiva, então foram muitas horas de conversa. Bom demais, mermã!
Localização: Cururupu, Maranhão. O principal acesso é através do porto de Apicum-Açu, sendo trajeto feito de barco com duração de 4h. Não existe uma linha regular, então é indicado chegar em Apicum com antecedência e ver o horário da viagem no local.
Valores: barco de Apicum a Ilha em média R$25.
Hospedagem na Ilha dos Lençóis: Pousada Recanto das Aves. Contato (98)98416-8010 (Fernando).
Em São Luís a agência MOVA Experiências oferece a viagem para a Ilha dos Lençóis. Contato (98)98430-7294 (Rut).