SÃO LUÍS

Fonte do Ribeirão – São Luís

A Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura Maranhense da época colonial. Com três janelas e um corredor por onde a água passa, na fonte consta a imagem de Netuno, do Divino Espirito Santo e algumas carrancas de onde sai água. Sua construção foi feita em 1796 e em 1950 a Fonte foi tombada pelo SPHAN.

O local é tema de lendas populares em São Luís. A mais conhecida trata de uma enorme serpente adormecida que cresce aos poucos no subsolo, cuja cabeça se encontra na fonte e a cauda abaixo da igreja de São Pantaleão. Segundo a lenda, no dia em que a cabeça da serpente encontrar a cauda, o animal acordará e destruirá a ilha de São Luís. Conta-se também que os túneis da fonte teriam sido construídos para que os padres se locomovessem em segredo entre as igrejas da cidade e que tinham função estratégica de permitir a fuga no caso de uma invasão estrangeira ou revolta popular.

O passeio nas galerias da Fonte do Ribeirão é bem exótico. O local é úmido, escuro e a todo momento ouve-se a água pingando e fluindo. O percurso é curto e é necessário transpor obstáculos. Para uma experiência mais completa, é necessário ter em mãos lanternas, além de roupas leves – caso tenha alguma sensibilidade, utilize vestimenta que proteja a pele – e tênis. 

Localização: situada num pequeno largo entre as r. do Ribeirão, r. das Barrocas e r. dos Afogados, Centro.

A visitação às galerias ocorria frequentemente nos anos anteriores a pandemia. Mas desde 2020 não temos informações de como está funcionando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *