Festejo de São Pedro – São Luís
Uma das celebrações mais tradicionais do Maranhão, o Festejo de São Pedro ocorre há mais de 60 anos e tem duração de mais de 12h. O festejo marca o encerramento do período junino. É uma grande manifestação de cultura e religiosidade, onde milhares de pessoas pedem bênçãos e pagam promessas ao santo que é padroeiro dos pescadores e dos grupos de bumba-meu-boi.
São cerca de 100 grupos de bumba-meu-boi, sendo a maioria do sotaque de matraca. Grande parte do público leva suas matracas e entra no ritmo. No entanto, é importante respeitar os outros sotaques e deixar o som dos instrumentos característicos do boi sobressair.
Os primeiros grupos de boi começam a chegar na noite do dia 28 de junho, após saírem das apresentações nos arraiais de São Luís. Seguem até a Capela, onde agradecem ao santo pela proteção durante o período junino e em seguida descem a escadaria, ficando em frente a um grande palco entoando energicamente as toadas junto ao público durante todo o dia 29 de junho.
Além do encontro dos bois, as homenagens religiosas a São Pedro são realizadas em alto-mar e terrestre. O cortejo marítimo tem concentração no Cais da Praia Grande e qualquer pessoa pode ir, basta chegar cedo no cais e garantir seu lugar. É íncrível ver as embarcações decoradas em louvor ao santo atravessando o mar.
O festejo na Capela de São Pedro na Madre Deus teve início há cerca de 60 anos, entre as décadas de 1940 e 1950. Segundo a comunidade da Madre Deus, o festejo teria se originado no Desterro, em 1939, indo para a Madre Deus em 1940, onde havia mais pescadores, cujo padroeiro é o santo. Naquela época só os bois de zabumba participavam da festa. Em seguida os de matraca passaram a participar e atualmente o Festejo de São Pedro reúne grupos de todos os sotaques: zabumba, matraca, orquestra, costa-de-mão e baixada. Gradativamente a festa foi crescendo, com procissões terrestres e marítimas, além da louvação de bumba-bois. Fonte: Jornal o Estado do MA.
Localização: bairro da Madre Deus. O Largo de São Pedro fica de frente para a av. Sen. Vitorino Freire, próximo ao Hospital do Câncer. O trânsito é alterado para que o público curta a festa sem se preocupar com os carros.
Horário de funcionamento: a partir das 20h do dia 28/06.