Encanto Azul – Riachão
Uma caverna com lago de águas azuis cristalinas oriundas de nascente, habitada por morcegos e peixes. Esse é o Encanto Azul, que tem o cenário como de um filme. É impossível ir no local e não ficar boquiaberto com tamanha beleza!
O melhor horário para conhecer o local é com sol a pino. Das 11h às 14h as águas ficam super azuis. Lá escurece bem cedo. Por volta das 16h o Encanto Azul já tem pouca luz.
O lago conta com pouca área no raso e são cerca de 6m de profundidade. No entanto no local há colete salva-vidas e boias para aluguel. Indicamos que levem óculos de mergulho para conferir os milhares de peixinhos que ficam passeando pelas águas. Caso não tenham não se preocupem, eles alugam lá também!
Mesmo durante o período chuvoso as águas não ficam escuras, pois são de nascente. No entanto indicamos irem em dias ensolarados. Para encontrar o atrativo com poucas pessoas é melhor ir durante os dias da semana ou no contra fluxo. Garantimos que vale a pena curtir o ambiente sem ninguém.
Um fato mega curioso é que o local foi descoberto após uma vaca se perder do rebanho e cair lá do alto do morro. O vaqueiro ouviu o som e ao procurar o animal acabou encontrando também o lago. Desde então a população começou a frequentar, sendo hoje um dos principais pontos turísticos da Chapada das Mesas.
Localização: Riachão. Deve-se seguir pela MA-334 e virar próximo a entrada da Fazenda Alvorada. Há placas indicando. Após o Poço Azul são 6km de estrada de piçarra até o atrativo. O trajeto pode ser feito com carro baixo. Confiram aqui a localização do Google Maps.
O acesso ao lago é feito por escadas de madeira, passarela e curta trilha. O percurso é tranquilo, mas como são muitas escadas (cerca de 150) pode ser complicado para pessoas com dificuldade de locomoção.
Entrada no local: R$30 por pessoa.
Horário de funcionamento: 8h às 17h.
Há restaurante no Encanto Azul. O local não permite a entrada com comida.