Convento das Mercês – São Luís
Um dos Sete Tesouros de São Luís, o vermelho intenso do Convento das Mercês contrasta com o verde da vegetação e o trânsito frenético da Beira-mar. O local é amplo, belíssimo e palco de muitas manifestações culturais, além de conter um museu.
A exposição “A Construção da Memória Republicana Brasileira” conta a história da construção da democracia no país, com um rico acervo museológico e bibliográfico. A visita pode ser guiada ou feita sem acompanhamento.
Um charme a parte nas belezas do local é o jardim. Lindo! Já foi bem mais cuidado… A fonte era belíssima! Mas ainda sim chama atenção.
O Convento das Mercês foi construído em arquitetura colonial. Datado de 1654, o Convento foi feito quando Pedro Nolasco, fiel religioso, após um sonho com Nossa Senhora das Mercês juntou-se aos mercendários recém-chegados na cidade e construíram o local. No sonho a santa pediu que Pedro fundasse a Ordem dos Mercendários para evangelizar e catequizar as pessoas pobres das redondezas. Objetivo cumprido por 200 anos. O poço data a construção do prédio, século XVII. Funciona até os dias atuais, abastecendo o casarão.
Localização: na esquina entre as ruas Jacinto Maia e da Palma, Desterro. Da pra chegar de carro e estacionar dentro do local. Para quem utiliza o transporte público, basta pegar qualquer ônibus que passe pela beira-mar ou Deodoro e seguir por uma caminhada pela Praia Grande. Se tiverem dúvidas quanto ao melhor percurso, peçam informações. Todos sabem onde fica o prédio. Aconselho irem pela r. da Estrela ou pela Afonso Pena, por serem mais movimentadas.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, sendo a segunda das 14:00 às 17:30, terça a sexta-feira das 8:00 às 17:30 e sábados até o meio dia. Não é necessário agendamento.
Entrada gratuita.