Casa do Tambor de Crioula – São Luís
O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Reconhecido em 2007 pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, é praticado por diversão ou em devoção a São Benedito. Não tem local nem época definidos, no entanto ocorre em maior frequência durante o carnaval e período junino. A Casa do Tambor de Crioula é parada obrigatória para quem admira nossa cultura e também para quem visita a cidade.
Composta por painéis informativos e uma série de itens característicos, como imagens do santo padroeiro, trajes típicos e cachaças, a Casa do Tambor de Crioula destaca a história do tambor e a tradição maranhense. O local tem em seu primeiro piso uma exposição permanente, enquanto no segundo e terceiro pisos há oficinas. Já no terraço ocorrem eventos e apresentações culturais. Há também uma lojinha para venda de produtos com o tema. No museu há também oficinas, exposições temporárias, rodas de conversa e exibição de documentários. Vocês podem conferir a programação no Instagram do local.
A coreografia é energizante! Em uma roda, o tambor é dançado em sua maioria por mulheres com longas saias, numa linda expressão corporal. Toda a marcação dos passos da dança é feita por um conjunto de tambores de três tamanhos, produzidos com madeira e couro animal. O tambor de tamanho pequeno é conhecido como crivador, tamanho médio é o meião e o tambor grande é o roncador. São afinados na fogueira, que da uma energia ainda maior para a celebração.
Localização : r. da Estrela, 308-282 – Centro. Fica na esquina com a rua João Vital de Matos, próximo a Praça Nauro Machado.
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h.
Entrada gratuita.