SÃO LUÍS

Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche – São Luís

Viajar no tempo conhecendo histórias. É demais, né? A Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche é uma instituição privada que conta a versão francesa da fundação de São Luís. A França Equinocial não teve êxito. Apesar disso, o povo ludoviscense – do latim Ludovico, quem tem raiz no germânico Hlodoviko, em português, Luís -, ainda presta em seu nome homenagem ao antigo monarca contemporâneo à empreitada.

Olha quem vem lá ao horizonte! São os ajurujubas que vieram à ilha de Upaon-Açu fundar uma nova França! “Ajurujuba” é como os nativos de nossa terra chamavam os franceses que vieram aqui fundar a França Equinocial. Com a chegada dos ajurujubas, houve o contato entre os povos dando origem aos marabás. O marabá logo foi marginalizado. Nem nativo, nem branco, não era bem aceito em ambas sociedades.

A instituição promove, além da exposição permanente, cursos e oficinas. Entre eles, é ofertado um curso de Tupi, lecionado por uma professora que tem esta língua como idioma natural. As atividades oferecidas tem valor bem acessível e financiam parte da instituição.

Somado a isso tudo, ainda encontramos uma cafeteria aconchegante que serve bolos, salgados, café expresso, entre outras guloseimas. Aos finais de tarde das sextas, o museu conta com apresentações musicais que embalam o fim desse passeio tão agradável.

Localização: r. Djalma Dutra – Centro.

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h e sábados das 14h às 18h.

Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *