Palácio dos Leões – São Luís
Cartão postal do Maranhão, o Palácio dos Leões é um local cheio de história. A trajetória histórica, arquitetura e bens artísticos fazem do local um conjunto de grande importância para o entendimento da formação da identidade cultural do povo maranhense. O acervo é composto por raridades, com peças que remontam a mais de 200 anos.
Patrimônio Mundial pela UNESCO, o palácio é o edifício-sede do governo do estado. O local desde o século XVII é residência de governante. No entanto, após sofrer sucessivas modificações e deteriorações, o edifício por um tempo teve interdição da ala residencial. Após o projeto de recuperação e restauração, concluído no início dos anos 2000, o prédio passou a ter as características atuais.
Na entrada do palácio há duas imponentes esculturas em bronze, de significado curioso. Durante o governo de Magalhães de Almeida um jornal local usou de forma irônica a comparação entre a voracidade do leão e a voracidade do governo em recolher impostos, referindo-se ao palácio como “dos Leões”. O nome se popularizou entre a base de oposição e a população e após alguns anos o local foi registrado como Palácio dos Leões.
Uma escadaria belíssima é o caminho para a ala nobre do palácio. São cinco salões principais que agregam incríveis objetos de arte: Salão Luís Felipe, Salão de Banquete, Sala da Estrela, Salão Dourado e Hall do Arcais. Os salões são muito luxuosos! O local tem três mil metros quadrados de área construída, dividida em três alas: residencial, administrativa e visitação.
Localização: av. D. Pedro II – Centro.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 9h às 17h. Depende da agenda oficial (se o governador estiver em algum evento, o prédio pode fechar para os visitantes).
Entrada gratuita.